• Cursos gratuitos em Minas Gerais

    Cursos gratuitos em Minas Gerais

    Quem deseja melhores oportunidades de trabalho sabe o quanto é importante investir em qualificação. O problema é que nem sempre é possível arcar com as mensalidades de um bom curso, ainda mais aqueles de renome, capazes de garantir uma boa vaga mesmo enquanto ainda está estudando. Mas e se você pudesse estudar de graça no Senai, por exemplo? Pois isso é possível sim. No caso do Senai, os planos podem se tornar realidade com o Pronatec. E se você mora em Minas Gerais e deseja uma possibilidade, confira algumas opções de cursos gratuitos oferecidos pelo Senai:

    O que é o Pronatec?

    O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado e instituído em 2011 pelo Governo Federal com objetivo de ampliar oferta e acesso ao público a cursos de formação continuada (FIC) e qualificação profissional. Seus cursos estão disponíveis em todo o Brasil em escolas públicas federais, estaduais e municipais, instituições de ensino técnico e superior bem como também unidades do SENAT, SENAT, SENAC e SENAI.

    Cursos do Pronatec Senai em Minas Gerais (imagem: Divulgação)

    Cursos do Pronatec Senai em Minas Gerais (imagem: Divulgação)

    Dentro do Pronatec SENAI é possível encontrar três tipos de cursos:

    • Técnico para quem terminou o ensino médio e com duração mínima de um ano.
    • Técnico para quem está cursando o ensino médio, e duração mínima de um ano.
    • Formação continuada ou qualificação profissional, destinada a trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda. Duração mínima de dois meses.

    Cursos gratuitos Senai MG

    No momento o Senai MG está com vagas abertas para os seguintes cursos:

    Alimentador de Linha de Produção: A função é preparar o material de alimentação de linhas de produção assim como seu abastecimento, organizando também a área de serviço e separa materiais para reaproveitamento. A carga horária é de 160 horas e a escolaridade mínima é o ensino fundamental II incompleto.

    Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço de Baixa Liga: Nessa função o profissional solda materiais utilizando o processo de eletrodo revestido, atendendo a regulamentação técnica e prezando pelo cumprimento de normas e procedimentos de qualidade e segurança. A carga horária do curso é de 160 horas e a escolaridade mínima requerida é de Ensino Fundamental I incompleto.

    Oxicortador à Mão e à Máquina: O profissional desenvolve a função de unir e cortar peças de ligas metálicas através de processos de soldagem e corte. Também prepara equipamentos, peças, acessórios e consumíveis de soldagem seguindo as normas e regulamentos determinantes para qualidade e segurança. A carga horária do curso é de 160 horas e a escolaridade mínima é de Ensino Fundamental I Incompleto

    Desenhista Mecânico: O desenhista mecânico desenvolve e interpreta desenhos técnicos utilizando programas e instrumentos específicos, sob supervisão técnica e seguindo as regulamentações e padrões de qualidade e segurança. A carga horária é de 160 horas e a escolaridade mínima requerida é de Ensino Fundamental II Incompleto.

    Cursos do Pronatec em Minas Gerais (Imagem: Divulgação)

    Cursos do Pronatec em Minas Gerais (Imagem: Divulgação)

    Programador de Sistemas: O programador de sistemas desenvolve e realiza a manutenção de sistemas, codificando programas e modelando banco de dados, seguindo normas e políticas de segurança de informação e respeito a propriedade intelectual, fazendo consultas mediante especificações do projeto e documentando todas as etapas do processo. A carga horária é de 200 horas e a escolaridade mínima requerida é de Ensino Médio Incompleto.

    Inscrições Cursos Gratuitos Pronatec Senai MG

    O Pronatec infelizmente não conta com um sistema unificado de inscrições, portanto é preciso entrar em contato com cada unidade Senac que disponibiliza os cursos desejados para tomar ciência do procedimento de inscrição, calendários e documentação exigida.