• Como Decorar um Lavabo

    O lavabo é um ambiente funcional para a casa. Porém, são poucas as pessoas que pensam em decorá-lo de forma mais adequada. Assim, se você conta com este espaço, confira algumas dicas sobre como decorá-lo de uma forma única, enriquecendo a decoração.

    Ele pode ser decorado de diferentes modos, tudo depende do seu estilo e gostos pessoais: há diversos temas como o rústico, o contemporâneo, o simples, os que usam as cores, sejam elas sóbrias ou mais alegres, e também aqueles que ficam incríveis com papel de parede.

    A regra fundamental que vale para qualquer ambiente é não sobrecarregar o espaço com muitos elementos, principalmente no lavabo, um espaço consideravelmente pequeno da casa.

    Como decorar um lavabo. Imagem:divulgação

    Como decorar um lavabo. Imagem:divulgação

    O espaço é uma área social da casa muito utilizada por convidados. E por ser uma área destinada às visitas, é importante caprichar na decoração.  Você tem mais possibilidades ao utilizar os itens feitos essencialmente para estes espaços, já que o ambiente é bem menos úmido que o banheiro e, portanto, os objetos terão durabilidade garantida. Se o lavabo é bem pequeno, os espelhos podem passar a impressão de que ele é maior e mais espaçoso.

    Na hora de decorar, deve-se levar em conta a proporção dos móveis e objetos em relação ao tamanho de qualquer ambiente, inclusive quando se trata do lavabo. Geralmente, os espaços mínimos de circulação devem ficar entre 70 a 80 cm para mais. Mas, com ambientes cada vez menores, a circulação mínima de 60 cm livre de qualquer obstáculo também é aceitável.

    Como decorar um lavabo. Imagem:divulgação

    Como decorar um lavabo. Imagem:divulgação

    Uma outra dica é seguir cores, materiais ou conceito dos ambientes próximos. Trazer uma das cores do living irá compor o conjunto com mais harmonia. Se a casa segue a proposta de poucos elementos, de maneira simples e elegante, você pode repeti-la no lavabo.

    O interessante é que até mesmo plantas naturais podem ter um espaço na hora de decorar o lavabo. Aposte em vasos e também flores que deem cor e vida ao ambiente. Os quadros, castiçais com velas perfumadas, aromatizadores e materiais como toalhas individuais e conjuntos para lavabo podem trazer uma bela composição. Outro detalhe interessante é a iluminação: ela pode e deve fazer parte da decoração do lavabo; procure por pontos focados, eles auxiliam na sensação de amplitude.

    Como decorar um lavabo. Imagem:divulgação

    Como decorar um lavabo. Imagem:divulgação

    Como decorar um lavabo. Imagem:divulgação

    Como decorar um lavabo. Imagem:divulgação

    Saber como decorar o lavabo é simples. Apenas é necessário ter bom senso e utilizar os objetos adequados para o tema de seu décor. Para lavabos mais rústicos, faz-se necessário o uso de objetos e móveis na cor escura (como o marrom e amarelo escuro); para lavabos mais cleans ou modernos, a decoração permite o uso de pastilhas e móveis com design arrojados e retos.

    O lavabo pode e deve ser uma área charmosa da casa, afinal, ela passará uma boa impressão aos convidados, que perceberão o cuidado que o anfitrião tem com cada detalhe do seu lar.

    Esse post foi uma colaboração do César Fernandes da Tibério Construtora de São Paulo.