• Dicas para não receber SPAM via SMS

    Dicas para não receber SPAM via SMS

    Hoje a tecnologia nos acompanha a cada momento, o que não é diferente com nossos celulares. Apesar dos aplicativos de mensagens instantânea estarem substituindo o uso do SMS no Brasil, os envios de SMS atingem 90% de utilização entre os usuários de smartphones, maior que qualquer aplicativo individualmente.

    A alta frequência de uso do SMS reflete no seu uso por criminosos, que por plataformas de mensagens piratas, vêm disparando SPAM para cometer fraudes. O percentual de brasileiros que recebem SPAM por SMS mostra que a atividade encontra-se a todo vapor, exigindo uma forte ação para coibir o problema, odiado por 42% das pessoas que o recebem. Essa prática atinge 91% dos usuários do Brasil.

    (Imagem: divulgação)

    (Imagem: divulgação)

    A maior parte do envio de SMS não parte de empresas de marketing online, mas de dentro dos presídios e utilizam provedores piratas de SMS. Estima-se que o volume de SPAM chegue a cerca 200 milhões mensais.

    O valor pago pelo usuário para responder ou enviar SMS de participação em promoções falsas é revertido em crédito para celulares de bandidos ou desviado para uma conta bancária administrada pelos golpistas. Muitas mensagens ainda pedem informações pessoais, como seus dados e número do cartão de crédito, potencializando o dano causado.

    Táticas do crime via SMS

    Falsos concursos, onde são enviados SMS em nome da sua operadora: TIM, Oi, Claro, Vivo. Além de sorteios falsos; promoções falsas e chamadas falsas.

    Mesmo que a oferta seja verdadeira, você pode optar não ser incomodado pela sua operadora de celular, informando o desejo de sair da sua lista de envios de propaganda, segundo determinação da Anatel. Para isso, envie a palavra ‘SAIR’ para:
    888: Claro
    55555: Oi
    4112: TIM
    457: Vivo

    (Imagem: divulgação)

    (Imagem: divulgação)

    Uma mensagem de confirmação será encaminhada, e as empresas têm um prazo de 24 horas para encerrar o envio de promoções. Caso o problema persista, pode reclamar diretamente na Anatel, através do telefone 1331.

    E clientes de qualquer operadora, podem contribuir para o combate ao spam, encaminhando as mensagens indesejadas e suspeitas para o número 7726, o Serviço de Relatório de Spam (SRS), que tem como objetivo acabar com essa prática.

    Os usuários ainda podem baixar um aplicativo de filtro “anti-spam”, ou realizar o bloqueio desses SMS SPAM diretamente do seu aparelho; no link  bloqueiosms.com.br, você aprenderá como bloquear SMS de um número em vários modelos de celular, que a maneira mais rápida e segura de se livrar de SMS SPAM tão indesejados.

    (Imagem: divulgação)

    (Imagem: divulgação)