• Enem 2015: Passe em Medicina nas melhores Universidades Federais do país

    Algumas carreiras são mais do que um desejo, mas um sonho e uma vocação. E para quem sonha em conseguir um diploma universitário para exercê-las, ingressas nas melhores instituições de ensino pode se tornar uma razão de vida.

    Para quem busca a carreira de médico, a concorrência cresce ainda mais, uma vez que mesmo em universidades privadas há um excesso de candidatos em relação às vagas. Por esse motivo, quem deseja ingressar em uma faculdade pública deve dar o sangue e o suor por seu objetivo.

    Como ingressar em uma universidade com a nota do Enem 2015

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já tem data de abertura das inscrições marcada, sendo que seu início será em 25 de maio e se estenderá até 5 de junho, contando com apenas 11 dias de inscrição este ano. A data prevista para a prova do Enem 2015 é em outubro.

    Saiba mais:

    Livre-se da reprovação do Enem.

    Dicas infalíveis para ser aprovado no Enem. 

    Este ano de 2015 a taxa de inscrição sofrerá mudança, sendo que o valor, que não sofria reajuste desde sua criação, em 2004, ficando em R$ 35 reais, agora será R$ 63 reais. Para quem conclui o ensino médio no mês de dezembro a prova é isenta de taxa, mas para aqueles que já se formaram, e que comprovarem carência financeira, também será possível solicitar a isenção.

    Desde sua criação, o ENEM passou a ser cada vez mais presente em diversos processos seletivos, sendo que, com a criação do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) que começou para oferecer vagas remanescentes em universidades federais, hoje a maior parte destas instituições não realiza mais vestibulares próprios ou divide-os com vagas para o SiSU, sendo que apenas 5 ainda não utilizam o sistema de maneira nenhuma.

    Enem-2010-2011

    As universidades que não utilizam o SiSU são:

    • Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes),
    • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
    • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
    • Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) e
    • Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

    Entre as outras universidades Federais, 35 já utilizam apenas o sistema do governo, duas instituições, cujas vagas são divididas entre brasileiros e estrangeiros, o SiSU é a forma de ingresso para os Brasileiros, enquanto em todas as outras universidades, as vagas são divididas entre vestibular próprio e SiSU, sendo que o sistema pode contemplar por curso ou por quantia de vagas.

    Para ingressar em uma universidade federal com a nota do Enem, é necessário ter atingido uma média geral igual ou superior a 450 pontos, e nota superior a 0 na redação. Mas devido a alta concorrência no curso de medicina, a nota de corte para este curso costuma ultrapassar, e muito, o mínimo exigido para o SiSU.

    enem_b

    Dicas de como conseguir ótimas notas no Enem 2015

    Devido à grande concorrência para o curso de Medicina, quanto maior a nota, maiores as chances de conseguir ingressar em uma boa universidade. Por este motivo, algumas dicas são essenciais para conseguir prestar uma boa prova.

    • Conheça seus limites: Não adianta estudar até a exaustão. O Cérebro possui um limite de aprendizado, não se deixe vencer pela fadiga mental, pois nesse ponto, seu pior inimigo é você mesmo e o exagero cometido.
    • Estude de maneira ordenada: Estudos organizados, esquematizados ou dirigidos são excelentes armas para boas notas.
    • Mantenha a calma: O maior responsável pelos famosos “brancos de prova” é o estresse, aliado a uma auto-cobrança elevada demais. Tenha a calma, mantenha sempre a mente fria e lembre-se que o que você sabe, você sabe, o que não sabe, não sabe. Nervosismo pode acabar até mesmo com o que se sabe em uma prova. Principalmente uma prova extensa e cansativa como o ENEM.

    Leia Também:

    Tudo o que você precisa saber sobre o Enem e que os cursinhos não ensinam.

    • Leve água e bala para a prova: Estar hidratado, além de garantir que seu índice glicêmico estará em ordem são precauções necessárias na hora de prestar uma prova. Ao beber água, não apenas se garante que seu nível de hidratação será suficiente, como se impede uma queda de pressão por falta de alimentação ou sal. Uma vez que beber muito líquido pode garantir que a pressão esteja normal. Quedas de pressão podem causar tontura, mas quedas do índice glicêmico, ou seja, o açúcar presente no sangue, podem causar confusão mental. Uma vez que todo o corpo funciona através da energia metabolizada do açúcar. Garantir que seu nível de açúcar esteja no lugar durante a prova lhe dá a certeza de acuidade mental.