• O que estudar para o Enem 2015

    A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizada no processo seletivo das principais universidades públicas, institutos de tecnologia do país e nos programas governamentais de financiamento e custeio à educação e capacitação de jovens. Por isso, os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam estar bem preparados e começar a estudar os conteúdos bem antes da prova, devido a grande concorrência.

    (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

    Conteúdos das provas do Enem 2015

    A prova do Enem envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual. Também é realizada uma redação que geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e sociedade. O exame usa competências e habilidades, com questões feitas por nível de dificuldade do mais fácil ao mais difícil.

    O Enem possui quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio. A prova é dividida em quatro temas, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias. Os itens envolvem estatísticas, geometrias e funções.

    Temas da prova de redação do Enem

    Na prova de redação do Enem 2014, o tema foi Publicidade Infantil e os estudantes tiveram que escrever sobre a resolução do Conselho Nacional da Criança e Adolescente, sobre a legislação desse tema no mundo ou sobre a defesa da publicidade para as crianças. O assunto proposto mostrou como os candidatos devem acompanhar os últimos acontecimentos políticos e sociais do país e do mundo.

    Existem alguns assuntos que podem virar tema da redação do Enem 2015 neste ano. Entre os cotados estão a votação da alteração na maioridade penal, casos de intolerância religiosa e de gênero que aconteceram recentemente, a violência contra a mulher, o problema da seca em todo o país, limite entre estética e saúde, novos modelos de educação, conceito de família no século XXI, entre outros. É importante ler jornais e observar o que está sendo discutidos na Câmara e no Senado.

    (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

    Período de realização das provas

    A prova é feita no sábado e no domingo, no horário de Brasília. Os estudantes terão acesso a confirmação da sua inscrição e ao local da prova pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para acessar as informações, é preciso que o candidato informe o número do CPF e a senha de acesso. Caso o aluno a tenha esquecido, o próprio sistema enviará uma nova senha.