• Pronatec Inscrições 2015

    A qualificação profissional pode garantir a estudantes e a trabalhadores novas oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tem a finalidade de oferecer, para esse público, cursos técnicos gratuitos nas áreas de administração, comunicação, saúde, tecnologia, turismo, hotelaria e lazer, segurança, indústria da moda, entre outras. No Brasil, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os Serviços Nacionais de Aprendizagem, toda a rede pública de ensino além de entidades particulares, participam do programa com a disponibilidade de vagas.

    (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

    Quem pode se inscrever no Pronatec 2015

    Pessoas com no mínimo 16 anos, estudantes e adultos que já concluíram o ensino médio na rede pública e aqueles ainda matriculados podem se inscrever nos cursos. O Pronatec ainda oferece qualificação e capacitação para trabalhadores e beneficiários de programas como o Bolsa Família que estão no Cadastro Único ou CadÚnico. Também podem participar alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), sendo a prioridade para pessoas de baixa renda.

    Inscrições Pronatec 2015

    Não existe um sistema único para a inscrição nos cursos gratuitos do Pronatec e as inscrições acontecem durante o ano, de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições de ensino. Algumas realizam a inscrição no próprio site ou na unidade onde o aluno deseja estudar, por isso é bom ficar atento à divulgação das vagas e dos documentos necessários para fazer o cadastro.

    Em outras, o processo de seleção é feito pelo site do Pronatec e, para isso, o candidato deve entrar no endereço eletrônico, escolher o estado onde mora, a cidade de interesse, informa a escolaridade e optar pelo curso desejado.

    No resultado, devem aparecer todas as opções disponíveis para a inscrição naquele momento, além das turmas e das instituições que têm vagas pelo Pronatec 2015. Então, o candidato informa o número do CPF, a data de nascimento, o e-mail, o telefone de contato e novamente a escolaridade. Após avaliação das informações e aprovação do cadastro, o interessado será notificado a comparecer na instituição escolhida para realizar a matrícula.

    (Imagem: divulgação)

    (Imagem: divulgação)

    Cursos pelo Pronatec

    Em algumas instituições, principalmente nas universidades particulares, a inscrição é feita pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Por isso, é preciso ter uma o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de pelo menos 450 pontos e não ter zerado na prova de redação.

    Entre as vagas disponibilizadas pelo Pronatec estão de técnico de design de interiores, maquiador, camareira, técnico em contabilidade e estética, auxiliar de cozinha, instalador e reparos em redes, cabos e equipamentos, entre outras. Vagas devem ser disponibilizadas no início do ano, junto com as turmas e entidades que participarão.