• Reeducação alimentar – Como aprender a comer bem

    É difícil manter uma dieta equilibrada quando não se tem tempo de preparar a própria comida. Mesmo assim, é importante tentar se alimentar de maneira mais saudável para evitar doenças futuras como diabetes ou doenças cardiovasculares. A reeducação alimentar é essencial para quem não é acostumado a ingerir frutas, verduras e legumes durante as refeições. Por isso, confira algumas dicas para comer de modo mais equilibrado e saudável para uma boa forma e saúde.

    Foto: divulgação

    Foto: divulgação

    A ingestão de frutas e verduras diariamente

    A ingestão diária de frutas antioxidantes, entre elas maçã e uva, ajuda no funcionamento no intestino e na saciedade. Tudo isso graças às fribras que auxiliam a segurar a fomes durante o dia. Por isso, sempre tenha uma fruta na bolsa para a hora do lanche, uma banana com granola ou uma tangerina, pois são fáceis de consumir, cheias de nutrientes e vitaminas e ainda mantém aquela sensação de saciedade.

    Seguindo uma alimentação equilibrada

    Os carboidratos, em menor quantidade, as proteínas e as fibras devem fazer parte da alimentação. A pirâmide alimentar é um guia para uma boa alimentação. No primeiro nível da pirâmide, ou seja, na base são encontramos os alimentos com carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos durante o dia, pois são alimentos que dão energia. De preferência não consumí-los à noite. No nível seguinte, estão as frutas, verduras e legumes, grandes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras, e por isso também devem ser consumidas várias vezes durante o dia.

    Alimentos ricos em proteínas e minerais

    No terceiro nível, se encontram os alimentos ricos em proteínas e minerais. Nesse conjunto estão as carnes, as leguminosas, o leite e seus derivados, com um consumo bem mais moderado, em porções pequenas. No último nível, no topo, estão os alimentos como os doces, os açúcares, óleos e gorduras. Eles devem ser consumidos em pequenas porções e de maneira bem moderada, pois são extremamente calóricos e podem causar doenças cardiovasculares, entre outras.

    Receitas de pratos para o dia

    Comece o dia com suco detox, pois eles trazem vários benefícios como desintoxicar o organismo, combater o cansaço, a insônia, o mau humor e a enxaqueca. A receita desse suco leva abacaxi e hortelã para facilitar a digestão. Já a salsa e a água de coco são alimentos bem diuréticos, que auxiliam na eliminação de toxinas do corpo e no funcionamento do intestino. Então bata no liquidificador uma folha de couve manteiga, 200 gramas de abacaxi, um punhado de salsa e hortelã e 300 ml de água de coco.

    Foto: divulgação - Frutas fazem bem para a saúde

    Foto: divulgação – Frutas fazem bem para a saúde

    No almoço um prato bem variado composto por carne, folhas verdes claras como alface e escuras como couve, mais arroz e feijão. Complemente com tomate, beterraba e cenoura, quanto mais colorido o prato melhor. No jantar uma alimentação mais leve como sopa ou salada para facilitar a digestão e finalize com a sobremesa uma fatia de melão ou outra fruta, pois frutas são importante para o emagrecimento.