• Saiba como fazer a escolha do imóvel perfeito para você

    Uma das decisões mais difíceis é quando é preciso escolher o imóvel que você vai morar, passar um bom tempo de sua vida e, além disso, fazer um investimento alto para seu futuro. Muitas pessoas se deparam nesta situação após o casamento e os recém-casados passam por dificuldades para encontrar o imóvel perfeito que se adapte no orçamento financeiro e, claro, no gosto em comum do casal.

    Foto: divulgação

    Foto: divulgação

    Dicas para recém-casados fazerem bem a escolha do imóvel

    Quando se pensa na escolha de um imóvel perfeito, vários fatores podem ser determinantes para a escolha ser do jeito que os compradores haviam pensado inicialmente. Confira abaixo:

    Localização do imóvel

    Um item de extrema importância para a escolha de um bom imóvel é a localização. Certifique-se de que se trata de uma zona residencial e de que não existem estabelecimentos barulhentos, que possam perturbar a sua tranquilidade, além de ser um local que valorize muito mais a sua aquisição.

    Uma dica é realizar visitas em diferentes horários do dia para conhecer a verdadeira localização. Conheça a vizinhança o que o bairro lhe oferece, se há estabelecimentos comerciais sempre necessários como supermercados, escola, farmácias.

    Comprar o imóvel na planta

    Comprar o imóvel direto na planta, além de ser benéfico pelo fato de pagar mais barato, é importante pelo fato de conseguir aumentar o valor de seu investimento inicial. Para isso, é aconselhável verificar se a planta do empreendimento está aprovada na Prefeitura de seu município. Pesquise mais sobre a construtora e incorporadora.

    Caso vá financiar o imóvel na planta, tome como preferência a condição de preço fechado. Que é o que determina que só o valor previsto em contrato pode ser cobrado e a entrega terá data determinada.

    Comprar imóveis finalizados e prontos

    Efetuar a compra de imóveis já com a construção finalizada é uma outra questão a ser detalhada. Primeiramente, antes de optar pelo imóvel, confira o valor do condomínio. Converse com o zelador ou síndico, para saber como é feita a manutenção e qual é o estado de conservação do prédio.

    Verifique se o imóvel que você vai adquirir está em dia com os pagamentos de imposto predial, água/esgoto/gás, energia elétrica e condomínio. No caso de condomínio, veja se está constituído e registrado no Cartório de Registro de Imóveis.

    Para quem vai comprar imóveis em geral

    Diante da situação de adquirir um imóvel, seja na planta, novo ou usado, o primordial é analisar e verificar se a escritura, mediante a qual o vendedor adquiriu a propriedade do imóvel, está registrado no Cartório de Registro de Imóveis correspondente. Ou seja, os dados do registro devem constar na matrícula do imóvel. Isso é importante para não cair em um golpe, então não efetue pagamentos antecipados sem firmar um compromisso de compra e venda que especifique o valor que você está pagando.

    Programas Habitacionais da Caixa

    A Caixa Econômica Federal apresenta vários programas habitacionais. Dentre o mais conhecido está o Minha Casa Minha Vida. Para realizar a sua inscrição neste programa é necessário fazer um cadastro na prefeitura da sua Cidade ou numa instituição organizadora para assim se iniciar o processo de seleção.

    A Caixa Econômica fará a avaliação do seu cadastro, as famílias selecionadas e validades pela Caixa serão comunicadas sobre as datas dos sorteios das unidades e da assinatura do contrato de compra do seu imóvel.

    As condições para se participar do Minha Casa Minha Vida 2016 é que a mensalidade do imóvel não pode ser maior que 30% da renda da família, a renda da família deve ser de no máximo R$5000,00 reais e o imóvel dever ser usado exclusivamente para moradia.

    Outros programas habitacionais da Caixa são os seguintes: Pró-Moradia, Programa Nacional de Habitação Rural, Urbanização e Regulamentação de Assentamentos, Habitação de Interesse Social. Informações sobre esses programas podem ser obtidos no site da Caixa.

    Foto: divulgação

    Foto: divulgação

    Simulação programa habitacional Caixa

    A ferramenta online do Simulador da Caixa para programas habitacionais foi criada para ajudar e auxiliar o cidadão interessado na contratação de alguma modalidade de financiamento oferecido pela própria Caixa Econômica Federal.

    Todo cidadão que pretende financiar algum imóvel ou construção, pode utilizar o simulador caixa de forma simples e gratuita sem sair de casa pelo computador ou pelo celular. Com manuseio bem simples, ele pode ser acessado no seguinte site.