• Sisutec: informações e dicas sobre esse programa do governo!

    Conheça tudo sobre o sisutec, seus cursos e como fazer sua inscrição, confira!

    O SiSUTec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), numa forma resumida de dizer, é a abreviação de SiSU (Sistema de Seleção Unificada) do MEC, sendo que para cursos técnicos, não cursos superiores. Quando uma pessoa quer entrar na universidade, ela faz o ENEM e obtém uma nota que é usada para se inscrever no SiSU, para entrar em um curso superior. Se ela não conseguir, ela tem a opção de, no meio do ano, tentar com essa mesma nota entrar em um curso técnico. Apesar de um curso superior ser melhor que um curso técnico, pois abrange mais conhecimento, um curso técnico é muito almejado pelos jovens por causa do mercado de trabalho, fica mais fácil de conseguir um emprego com um curso técnico desse.

    sisutec

    As vagas do SiSUTec são em escolas técnicas, geralmente os Institutos Federais, que vem ganhando um investimento grande do governo nos últimos anos. São escolas que dão tanto ensino básico para a educação, ensino médio, como cursos técnicos e superiores. Esses cursos superiores em institutos federais são de maioria tecnólogo (superior-técnico), que diferente do bacharelado (aprender tudo) e licenciatura (aprender a ensinar), cada um tem duração de 3 anos, e forma o aluno para o mercado de trabalho.

    Como se inscrever no programa?

    Como a seleção é feita sempre no início do semestre letivo, o aluno pode usar a nota do ENEM no início do ano e também no meio do ano. O que acontece é que alunos que tentam entrar no SiSU para uma universidade federal, no início, se não conseguem tentam na segunda vez entrar em escola técnica pelo SISUTec, mas a pessoa pode usar a nota para entrar direto pelo SiSUTec.

    Vamos supor que uma universidade tem 30 vagas para o curso de Publicidade no início do ano (1 período) e no meio do ano (2 período) mais 30 vagas. O aluno se inscreveu com a nota do Enem no SiSUTec para tentar essa vaga, ele se inscreveu só no início do ano. Não conseguiu entrar. No meio do ano vai ter outra chamada e ele pode ser escolhido. Ele tem que ficar, quando inscrito, sempre de olho no site sisutec.mec.gov.br, e caso tenha feito para universidades federais, sisu.mec.gov.br para ver se passou. Se sim, ele vai no dia certo na universidade fazer sua pré-matrícula, para depois, no dia proposto no calendário acadêmico da universidade / escola técnica, efetuar a matrícula e começar a cursar, também de acordo com o calendário acadêmico da instituição.

    Conclusão

    Bom pessoal, espero que as informações tenham sido uteis e que voces consigam se inscrever com sucesso ok? O governo tem lançado muitos programas legais para a educação, como por exemplo o pronatec e acho que vocês podem se dar muito bem com eles.

    Até a próxima!