• Tratamento de canal. Quando fazer?

    Por anos as pessoas sofriam com problemas bucais e dentários, pois não tinham dentistas por perto ou a falta de dinheiro impedia que elas fizessem uma consulta. Hoje com os planos de saúde e com o SUS as coisas ficaram melhores. Qualquer um pode ir ao dentista regularmente para verificar como anda a saúde de seus dentes e, se preciso, realizar algum procedimento que seja necessário.

    Um procedimento muito conhecido é o tratamento de canal, você sabe o que ele é e como funciona? Aqui nós explicaremos todos os detalhes sobre esse procedimento e quando você precisa fazê-lo!

    O que é o Tratamento de Canal

    Esse procedimento é solicitado quando há algum problema na parte central do dente, conhecida como a polpa dentária. A polpa dentária é um tecido mole que possui nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Você talvez nunca tenha ouvido falar sobre ela porque a mesma está localizada no interior de seu dente.

    tratamento de canal1

    Tratamento de canal. Quando fazer? Imagem:divulgação

    O tratamento de canal é aplicado quando essa polpa está doente ou sofreu algum tipo de lesão que impede que ela mesma se cure sozinha. Com isso, a polpa se necrosa e gera e necrose pulpar: fratura dentária ou cárie profunda. Se algum desses problemas surgir, podem entrar ainda mais bactérias para o interior de seu dente e causem uma infecção. Para que isso não aconteça o seu problema precisa ser tratado com um tratamento de canal.

    Procedimentos do Tratamento de Canal

    O tratamento de canal remove a parte que está danificada e machucada, limpa e faz a desinfecção da área e logo depois realiza o preenchimento e o selamento. O primeiro passo para a realização do tratamento são os Raios X, caso haja uma suspeita do problema, o seu dentista pode pedir que você faça algum ou pode examinar os que você já tenha feito. Com isso ele poderá descobrir onde está a cárie ou a fratura.

    tratamento de canal

    Tratamento de canal. Quando fazer? Imagem:divulgação

    Se for confirmada a existência do problema, você deverá receber uma anestesia local no dente que está afetado. Logo depois vem o procedimento chamado Pulpectomia: quando é feita uma abertura que permite que a polpa do dente seja retirada. A última etapa é o preenchimento quando o dentista coloca um material flexível em forma de cone em cada um dos canais e sela em posição com um material apropriado.

    Cuidados após o Tratamento de Canal

    Depois do tratamento você precisa seguir alguns cuidados básicos para que seus dentes permaneçam tratados por muito tempo. A recomendação, na verdade, é que esses cuidados sejam levados para o resto da vida, pois assim você evita que novos problemas surjam.

    tratamento canal

    Tratamento de canal. Quando fazer? Imagem:divulgação

    O primeiro cuidado é com a escovação, a recomendação é que você escove os dentes três vezes ao dia e ainda use o fio dental em pelo menos uma das vezes. Você também deve visitar o seu dentista regularmente para fazer limpezas e realizar exames, com o acompanhamento dele fica difícil de outro problema aparecer. A mastigação de alimentos duros também pode prejudicar os seus dentes, aumentando as chances deles quebrarem, por isso evite esse tipo de alimento.

    Dentistas no Rio Grande do Sul

    A procura por profissionais especializados que realizem um bom tratamento de canal é sempre grande, por isso aqui separamos alguns dos melhores dentistas no Rio Grande do Sul para você fazer uma consulta:

    – Dente Belo Dentistas: Rua Gen. Neto, 281 – Telefone: (53) 3231-5218 – Rio Grande, RS

    – Edemar Scolari Pillon: Edifício Le Grand, Rua Zalony, 160, Sala 402 – Telefone: (53) 3231-094 – Rio Grande, RS

    – Rosângela Araújo: Rua Benjamin Constant, 185 – Telefone: (53) 3232-2871 – Rio Grande, RS